"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".
Eduardo Galen
Eduardo Galen
Nós povo organizados nos grupos de base da AMIGREAL, vindo do sertão e Agreste e zona da mata, trabalhadores e trabalhadoras, lideranças indígena, quilombola, política,. Cruzamos rios, serra e o sol árido da caatinga, no rosto com aparência cansada e sofrida causada pela exploração do trabalho, mas não foram as dificuldades que nos, impediram de mostrar a nossa cara que estampava a esperança de dias melhores que só serão possíveis se nos organizarmos por isso viemos participar do I ENCONTRO ESTADUAL DA AMIGREAL .
E primeira vez na historia dos Cinco anos de caminhada da AMIGREAL que fomos convocado para participar de um encontro a nível Estadual com tema: AMIGREAL mostre a tua cara! E lema: organização, luta resistência, produção. Reunido em Palmeira dos índios-Alagoas Brasil, cidade histórica marcada pela resistência dos índios xucuru cariri e vida do saudoso Graciliano Ramos .
Em assembléia no dia 26 de março de 2010 na Casa Museu Graciliano Ramos onde foi realizada abertura oficial do I ENCONTRO ESTADUAL DA AMIGREAL e nos dias 27,28 e 29 de março do corrente ano na sede da Pastoral da criança em Palmeira dos índios onde desenvolvidos os trabalhos do I ENCOTREAL.
Estamos inseridos em um Estado marcado coronelismo, tradicionalismo e pela corrupção , ainda são pertinentes as velhas políticas do assistencialismo que prevalece através das grandes concentrações das melhores terras, e de uma concentração de riqueza gerada pelas nossas mãos calejadas , ficando assim as piores áreas para os agricultores que apesar de cultivar as piores terras são responsáveis por 70% de toda produção de alimentos saudáveis consumida pelo povo alagoano ,gerados nestas condições são desvalorizados principalmente, quando chega ao mercado desta forma o agricultor vende todo o sua produção o que não dar as mínimas condições de sobrevivência. A região do litoral e zona da mata com a monocultura da cana de açúcar promovendo assim a miséria nas famílias não se diferenciando muito da região do agreste onde são presente o trabalho infantil no cultivo do fumo ,com chagada da mineradora vale verde o homem do campo agrestino esta sendo expulso da sua propriedade. A região da bacia do Rio São Francisco é uma região muito rica, porém na sua maioria os camponeses não conseguem utilizar a água ou até mesmo pescar, pois o rio está muito degradado. O Rio São Francisco a cada dia está mais ameaçado, pois as políticas de desenvolvimento não promovem a integração do povo da bacia os grande projetos como canal do sertão, que trará segundo os economistas conservadores trará grande desenvolvimento econômico para o Brasil ,essa riqueza esplendosa se concentrara nas mão dos que dominam o Brasil no sentido econômico ,cultural e político enquanto, os trabalhadores que são os pés e as mãos do Brasil permanecerá pauperizados ,gozara sim de um trabalho cada vez mais escravizados ,nas fazendas e nos canaviais dos grandes latifúndios , sem falar da pobreza cultural, pois haverá promoção a desagregação dos valores e das culturas regionais, e além da transposição querem construir uma barragem de contenção da água do são Francisco esta barragem atingirá três municípios alagoanos Pão de Açúcar, Piranhas e Belo Monte que são municípios ribeirinhos, expulsando e retirando os bens mais preciosos suas lembranças e memória , tanto camponeses quanto moradores das cidades. fator negativo é a degradação ambiental que vem aumentando com o avanço do agronegócio aqui no Estado de Alagoas principalmente através da cana de açúcar que avança na região do agreste promovendo assim êxodo rural trabalhadores para as periferias das grande cidades aglomerando se em favelas ,submetendo –se a condições subumana em áreas de riscos ,desdobrando assim outro mal tão pertinente o uso das drogas desdobrando assim nos altos índices de violência até mesmo para o trabalho semi-escravo nos canaviais.
Diante contexto social ,econômico moral que estamos vivendo AMIGREAL vem de publico reafirma seus princípios de organização,luta resistência e produção, conscientes do papel da classe trabalhadora na transformação da sociedade alagoana ,também reafirmar como uma organização Estadual de luta popular na construção de um projeto popular que já vem sendo discutido ao longos anos por varias entidades ,por isso vamos se aproxima das iniciativas que apóia ações coletivas que contribua para efetivação deste projeto,pois o que queremos construir um projeto alternativo beneficiando os menos favorecidos .
Nestes quatros dias conhecemos nossa historia, aprovamos nossa bandeira,nosso símbolo e suas cores que nos representa ,temos claro a nossa identidade , também nossas bandeiras de lutas,visando a diversidades dos povos que forma as bases da AMIGREAL,somos agricultores,quilombolas indígenas,sem – terra e educadores trabalhadores do campo e da cidade ,clamamos a toda sociedade na luta por uma sociedade mais justa e mais igualitária ,temos certeza que as expressões da questão social só serão amenizadas se nos tornarmos emancipados politicamente .o nosso Encontro trabalhou em todo o momento nesse rumo ,por isso assumimos a bandeira de luta da AMIGREAL como luta coletiva e neste ano independente do processo eleitoral vamos: Aproximar dos espaços políticos no sentido de acompanhar como estão sendo implantadas as políticas publicas,participação das reuniões nos conselhos , e dos políticos para cobrar deles iniciativas que nos beneficiarão,sem perder a nossa identidade. Com educação contextualizada,e a implementação concreta de uma saúde universalizada e assistência social . Por um Brasil com energia renováveis,democratização da água e da terra, Acesso a DAP, por credito subsidiado assistência técnica para a agricultura que valoriza as políticas regionais , por isso iremos formar uma rede de bancos de sementes da AMIGREAL ,pelo fim da violência no campo e crimalização da organizações sociais . Valorização da cultura,moradia digna para todos,e lazer . Aproximar dos espaços acadêmicos sem perder os princípios da Educação Popular. Investir na formação ideológica dos militantes da AMIGREAL investindo maior participação dos jovens, mulheres, crianças e terceira idade da AMIGREAL. Contribuir na formação de militantes para serem multiplicadores da Educação Popular, contribuir na promoção de direitos junto aos excluídos, discutir junto à base a conquista de espaços de produção e comercialização e fortalecer a estruturação dos bancos comunitário de sementes. Construir junto dos educadores da EJA da AMIGREAL um proposta pedagógica seguindo o método freirano e também a implantação do pró jovem rural .Fazer mutirão de trabalho de base nas áreas geopolíticas da AMIGREAL,engajar em campanhas do limite da propriedade da terra e outras ações de luta coletiva.Vamos fazer mobilização e romarias nas regionais,capital, Marcha Estadual para cobrar do governo a concretização de nossa bandeira de luta,Vamos aproximar a nossa participação nas incentivas das lutas de promoção dos direitos dos excluídos e fortalecimentos de outras organização movimentos sociais já existente no campo e da cidade .
Através do encontro Estadual a eficácia de firmar uma aliança de todos que estão em situação de vulnerabilidade social ,entretanto ,diante da participação gloriosa de uma diversidade de povo , cultura ,crença , idade , que estiveram presente nesses quatro dias de encontro ,chegamos a conclusão que nossas diferenças nos enriquece de conhecimento e nos faz entender ,esse sistema tão complexo .
Ao termino do I Encontro Estadual AMIGREAL viemos a publico dizer que a diversidade de povo que estão organizados nos grupos de base tem historia ,lembranças que precisam ser respeitadas , e que os seus direitos precisam ser garantidos de forma participativa de acordo com a sua realidade social .,por isso queremos um projeto construído por nós, não para nós
Palmeira dos índios, 29 de março de 2010.
AMIGREAL MOSTRE A TUA CARA!
ORGANIZAÇÃO LUTA RESISTÊNCIA E PRODUÇÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário