ASA Alagoas discute os caminhos para sua atuação em 2011

A avaliação da prática e definição de estratégias de ação em 2011 foram os pontos principais da última reunião ampliada da ASA Alagoas ocorrida nos dias 24, 25 e 26 de Fevereiro na cidade de Arapiraca. O encontro reuniu educadores, representantes da ASA dos municípios, a coordenação estadual e alguns representantes dos beneficiários.

Este momento teve como objetivo principal reunir os principais atores envolvidos na articulação a fim de perceber os avanços e dificuldades no ano de 2010 como também discutir os desafios e estratégias de ação para 2011. Participaram do encontro, representantes das 03 microrregiões do estado, envolvendo cerca de 20 municípios.

A partir de vários trabalhos, o grupo avaliou os processos educativos, a capacidade de mobilização, a articulação nos municípios, os programas, ou seja, a atuação da ASA como um todo. Diante desta leitura, foram percebidos entraves como a desmotivação das ASAs municipais, o caráter pouco político nas formações com as famílias, a dificuldade de acompanhamento às famílias após a implantação dos programas, entre outros.

Com base nesta avaliação, o planejamento para 2011 foi pautado, principalmente, no fortalecimento dos processos educativos, na mobilização das bases e na busca por parcerias no que diz respeito ao acompanhamento técnico às famílias. Além das parcerias, também foi bastante discutido a necessidade de participação de representantes da ASA em fóruns e espaços de controle social mais voltados à Agricultura familiar e a segurança alimentar como o Conselho de Segurança Alimentar (CONSEA) e no Conselho Estadual de Desenvolvimento da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (CEDRAFA).

O encontro também foi um espaço para os agricultores como seu Manoel, de Igaci expressarem, através da arte, sua visão da realidade a da intervenção do homem no contexto. Ele apresentou uma poesia falando do clima, das tragédias ambientais e da relação que isto tem com a vida de todos.

Com este encontro os que fazem a ASA Alagoas esperam construir um caminho mais sólido e impactante para sua atuação no ano de 2011, concretizando experiências, fortalecendo as comunidades e buscando mobilizar os envolvidos nesta articulação para a luta pela garantia de seus direitos.

Educadores, coordenações e ASAs Municipais participaram da reuniaão ampliada (Foto: Regimere Santos de Melo

Momento de acolhida aos participantes (Foto: Regimere Santos de Melo)

Regimere Santos de Melo
Comunicadora Popular
P1+2 / UGT CACTUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário